Amor saudável x Amor patológico

Amor saudável x Amor patológico

O amor é um sentimento que, vivido de maneira intensa, será o melhor dos sentimentos, contudo, na mesma proporção, poderá ser extremamente tóxico para a nossa saúde, um amor patológico.

Sob essa ótica, é necessário esmiuçar as duas vertentes do amor que este texto se propõe a analisar: o saudável e o patológico (que traz dependência do outro, sofrimento e atitudes irracionais).

Amor saudável é aquele que faz bem, cujos sentimentos são estimulados e constroem-se pensamentos positivos mútuos, alimentando a autoestima, disposição para atividades com o companheiro, diálogo baseado na maturidade para solucionar desavenças de opiniões. No amor saudável, é necessário que existam três aspectos: o meu espaço (momentos de individualidade e atividades que me fazem bem), o espaço do parceiro (foco na individualidade do companheiro) e, por último, e imprescindível para o relacionamento, o espaço do casal, em que gostos, desejos e atividades são comuns entre si.

O amor patológico, embora seja confundido com excesso de ciúmes, na verdade, é uma distorção na maneira de amar, cujos sentimentos são contrários ao amor: dor, tristeza, ou seja, que corrói o íntimo, que machuca. Nesse distúrbio, é comum o indivíduo sentir raiva, angústia, dependência emocional etc.

Esse amor é constituído sobre uma relação doentia e, em muitos casos, pode ser comparado ao uso de drogas. Quando o indivíduo não está na presença do companheiro, entra em abstinência e utiliza expressões como: “não consigo me divertir sem ele (a), não faz sentido estar em algum lugar sem a presença dele (a) etc.”.

Atrelados ao amor patológico, alguns comportamentos começam a se destacar como: ser controlador (ligações excessivas, exigência de senhas de redes sociais, invasão de privacidade), de modo que a pessoa baseia sua vida na do outro e se esquece de sua própria vida e individualidade.

Deseja conhecer mais sobre os diferentes tipos de amor e a maneira como lidar com eles? Deixe suas dúvidas e comentários que teremos o prazer de te ajudar!

Deixe uma resposta